sábado, 7 de julho de 2012

Responsáveis pelo que cativamos



Imagem da Internet
Trechos do livro o pequeno principe de Antoine de Saint-Exupéry

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu educadamente o pequeno príncipe, olhando a sua volta, nada viu.
- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - Perguntou o principezinho. - Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs ele. - Estou tão triste...
-Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Mas, após refletir, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro os homens - disse o pequeno príncipe. - Que quer dizer "cativar"?
- Os homens - disse a raposa - têm fuzis e caçam. É assustador! Criam galinhas também. É a única coisa que fazem de interessante. Tu procuras galinhas?
- Não - disse o príncipe. - Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...


Antoine de Saint-Exupéry


 "Agora vou contar-te um segredo: 
Nós só podemos ver perfeitamente com o coração; 
o que é essencial é invisível aos olhos. 
Os homens têm esquecido esta verdade. 
Mas tu não deve esquecê-la. 
Tu tornas-te eternamente responsável 
por tudo aquilo que cativas."




16 comentários:

  1. Para um sábado chuvoso como está sendo aqui...essa postagem é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá crista!!!
      Agradeço sua visita, tenha um excelente fim de semana...
      Beijos..
      *.*

      Excluir
  2. Adoro o livro e adoro as passagens.
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um excelente livro...tambem gosto bastante.
      Transmite uma grande filosofia de vida!
      beijos Gisa...
      Excelente fim de semana...

      *.*

      Excluir
  3. lindo texto... vc sempre postando algo que nos faça refletir, e sempre muito bom relembrar o pequeno príncipe (livro)...

    Bjks e bom find

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cáh...
      Eu adoro passar no seu cantinho e acompanhar as novidades e criatividade que rola por lá...
      Beijos
      Bom fim de semana.

      *.*

      Excluir
  4. Oh Cativar, criar laços!!!!

    Um dos livros mais inesquecíveis que li e com certeza é daqueles que devem ser relidos constantemente!!!!

    b-jokas
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila....
      Criar laços é algo que vai além do estar....

      beijos e excelnte tarde de domingo pra vc...

      *.*

      Excluir
  5. Boa tarde, Cristina. Você é uma doce pessoa, que transmite paz, e eu amo passar aqui.
    O livro é excelente trazendo lições perfeitas para a humanidade egoísta, para nós!
    Cativar é um verbo difícil, porque fazer amizade superficial é fácil, mas estarmos em harmonia em pensamento com outras pessoas é bem diferente.
    Às vezes nos esquecemos do próximo e ele de nós criando um abismo que quando vemos, a pessoa em questão desapareceu, e onde foi parar certas palavras de que sempre estaríamos juntos?
    Bem, não houve nesse exemplo o cativar, se houvesse, não haveria nem espaço físico que nos separasse.
    Devemos pensar muito sobre isso.
    Beijos na alma, e tenha um domingo lindo, de doação, e a paz que você merece!
    Beijos na alma, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Patricia...
      Que com ve-la aqui, sempre é uma honra.
      Suas palavras completaram perfeitamente esta postagem.
      tenha uma linda tarde, que Deus a abençoe e cuide de vc e sua familia.
      beijos no coração...
      *.*

      Excluir
  6. Eu adorei o pequeno principe de Antoine de Saint-Exupéry. Grande filosofia de vida.
    Maravilhosa sua postagem!

    Desejo uma ótima semana cheia de coisas especiais.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Smareis! É um livro encantador mesmo, uma leitura cheia de lições...

      Tenha uma excelente semana...
      beijos no coração

      *.*

      Excluir
  7. Oi Cris! Esse livro é maravilhoso. Linda escolha para postar. Beijos e ótima semana!

    Adorei a foto nova do perfil! Linda!

    Mais beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê!!! Obrigada minha amiga, valeu...rsrs
      Sempre bom tua visita aqui neste cantinho.
      Tenha uma abençoada semana.
      Beijos...


      *.*

      Excluir
  8. Oi Cris...No mundo de hoje imediatista onde tudo é pra ontem, onde as coisas e pessoas são descatadas dependendo de modelo e aparência, onde o valor é ter e não serm Que bom ler, mesmo que alguns trechos desta obra que sem dúvida alguma é um clássico em todos os sentidos.Volto sempre por que você me cativou, beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Néia....
      Saudades amiga!
      Você veio para completar a postagem....
      Beijos, obrigada pela visita.
      te adoroo...

      Excluir